sexta-feira, 23 de julho de 2010

Vigiai e orai


" Só compreendemos a alegria quando encaramos a tristeza; a fé, quando ela é testada; a paz, em meio aos conflitos; o amor, quando o perdemos; a esperança, quando ela é confrontada com dúvidas."
Barbara Johnson

Sobre esse assunto eu penso que nem sempre isso é uma regra, e pra que não venha a ser realmente, devemos sempre olhar para nossas atitudes com olhar crítico, fazer auto-análise é muito importante, sempre. 

Nesses casos, passar por situações difíceis servem muito para adquirir experiência, mas a experiência não é tão necessária quando antes se tem cautela e atenção, quando vigiamos.

terça-feira, 20 de julho de 2010

As misericórdias de Deus se renovam a cada manhã




"Quem é Deus semelhante a Ti, que perdoa a iniquidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade.
Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniquidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar." Miquéias 7.18-19

Essa passagem é muito linda, pois fala do grande amor de Deus por nós e da sua grande misericórdia.

Muitas vezes tomamos atitudes de que nos arrependemos depois, quem que já não passou por isso?
Mas também existem vezes em que a nossa atitude gera grandes consequências. Isso acontece quando agimos pelo sentimento ou pelo impulso, e naquele momento nem pensamos se aquilo que estamos prestes a fazer é certo ou errado. Se é pecado ou não.

Depois do momento de impulso, vêm o momento de reflexão, é nesse momento em que pesa a conciência e conhecemos aquele velho sentimento que pode ser chamado de remorso. O coração aperta, e mesmo que a pessoa tente se distrair, a todo momento vêm á mente aquilo de que ela se envergonha.

Mas se o dono desse sentimento não o ignorar, e decidir revelar á Deus o que vêm lhe apertando o coração, tudo muda.

Deus está sempre disposto a ouvir e perdoar qualquer que seja o pecado ou a pessoa. Ele nunca se cansa.  Se você está passando por uma situação parecida, não deixe que o remorso o consuma, nem que nada o impeça de estar mais próximo de Deus. Basta simplesmente que você abra seu coração á Ele, e peça perdão, que Ele prontamente lhe responderá.

Ainda que a culpa lhe pese toneladas, e pareça que o que você fez é impossível de se reverter, se apoie em Deus, que nunca irá lhe julgar, pois Ele se alegra mesmo é da nossa alegria, e irá fazer de tudo pra que isso aconteça.

domingo, 18 de julho de 2010

Tudo tem um propósito


Todos nós temos dias em que nos perguntamos porque Deus nos criou.
Como um ser humano criado por Deus, você anseia por um propósito e significado.Nos momentos em que um filho diz "amo você", ou uma amiga fala "você é realmente especial e importante pra mim", é que você entende esse propósito, que é de compartilhar o amor de Deus com as pessoas que você conhece e com quem convive diariamente. Mesmo assim, em alguns momentos talvez você até questione o impacto que suas ações possam ter.

Nessas horas é bom voltar-se para o livro de Ester. Pelo fato de ter ganhado o concurso de beleza do rei Assuero e ter se tornado sua nova rainha, ela devia ser uma mulher bonita. Mas era apenas mais uma das muitas mulheres do rei e não podia sequer vê-lo sem ser convidada. Mas na bíblia fica claro que mesmo em sua posição de ser apenas uma mulher no meio de muitas, Ester não deixou que isso a impedisse de fazer o que sabia que era certo. Através de sua atitude sábia e corajosa, Ester salvou não apenas a sua própria vida, como também a de todo o povo judeu na Pérsia. E por essa razão, ela é lembrada até hoje na festa de Purim.

A vida de Ester revela o propósito especial do Senhor para ela, e Deus tem um propósito especial para cada um de nós. O que Ele está pedindo que você faça hoje? E você, estará confiante e será corajoso?

Para saber mais a repeito de Ester, leia Ester 2-9 na Bíblia.

Retirado da Bíblia de Estudo da Mulher