terça-feira, 13 de abril de 2010

Olhar pra trás nem sempre é uma boa idéia

Às vezes é bom olhar para o passado e avaliar o que você fez de certo e de errado. É um jeito de seguir em direção ao futuro com mais confiança, sabendo que não cometerá os mesmos erros de novo. Mas você pode cair na rotina de constantemente olhar para trás e querer se acomodar e se contentar com a vida que tem.

A mulher de Ló vivia numa cidade horrível, totalmente corrompida. Quando Deus não pôde mais suportar a impiedade daquele lugar, enviou seus anjos, na forma de homens, para a casa do justo Ló, para avisá-lo de que aquela cidade estava para ser destruida. Mas no momento da destruição, Ló e sua família hesitaram , e os anjos tiveram de agarrá-los pela mão e levá-los para fora da cidade,e orientaram eles a não olharem para trás.
Por que os anjos disseram isso? Seria um teste de obediência? Ou um gesto de deixar para trás o mal e olhar para frente, em direção ás promessas e os cuidados de Deus para aquela família. O texto não especifica, mas é óbvio que a mulher de Ló não passou pelo teste. Ela deve ter pensado: "Construí a minha vida lá e agora tudo irá ser destruido? Como vou deixar pra trás as minhas coisas? Não acredito!"
Por causa de seu coração apegado ela olhou pra trás e se tornou em uma estátua de sal.

Essa história serviu e serve como exemplo de que se apegar ao passado pode ser perigoso. Se você passar o tempo todo envolvida nas suposições a respeito o que passou, não terá tempo para pensar no presente nem no futuro.A menos que abra mão de todo sentimento ruim, de mágoa ou ressentimento, você não ter a chance de esperimentar a vida cheia de alegria que Deus planejou pra você.

Será que vale a pena se apegar a tão pouco, diante do muito que Deus tem pra dar?

Para saber mais, leia Gênesis 19.1-26
Bíblia de Estudo da Mulher.